Doutora: o que eu posso comer na gestação?
Eu não gosto da palavra “POSSO”. Poder a gente pode qualquer coisa. A gente pode comer frutas, a gente pode comer chocolate, a gente pode comer carne e gorduras… afinal, todos temos a capacidade de mastigar e deglutir (desde que não haja uma deficiência motora nesse ponto, mas, aí, é outra conversa).
Então, PODER, meus queridos e queridas, vocês PODEM. Porém, o que vocês DEVEM comer?
Eu posso colocar meu dedo na tomada. Mas, vou levar um choque. Logo, posso. Mas, não devo. Com a alimentação é a mesma coisa. E pasmem. Isso vale para a VIDA e não só para a gestação. O que é saudável durante a vida toda, vai ser saudável na gestação também.
Então, uma dieta DEVE ser balanceada e repleta de fibras, vitaminas, proteínas e gorduras. Existem pouquíssimos alimentos que NÃO DEVEM ser usados na gestação. E esses eu irei citar abaixo. Fora isso, todo o resto pode ser consumido com inteligência, prudência e valorização. Consumam seus alimentos para que ele nutra vocês. Pensem nisso.
Espera, que vocês vão ler a lista abaixo e já vão se perguntar. Tá, mas, então, sushi, pode ou não pode? Nesse caso específico, a resposta é “depende”. Hoje, no Brasil, existe uma normativa da ANVISA para controle de bactérias no setor alimentício, incluindo a listeria. Ela é uma bactéria que pode causar danos ao bebê, principalmente restrição de crescimento intrauterino. O ideal, portanto, é evitar o consumo de alimentos crus.
Porém, levando-se em consideração a integridade dos estabelecimentos comerciais e sua regularidade com a vigilância sanitária, comer em estabelecimentos sérios e preocupados com o bem-estar do cliente, que você já conheça e saiba da qualidade dos alimentos ali oferecidos pode ser uma saída para matar aquela vontade. É uma questão muito maior de higiene e de manipulação de alimentos crus, que podem estar contaminados com qualquer bactéria ou até viroses.
Então, se você conseguir aguentar o desejo, melhor. E fica tranquila que não vai nascer com cara de peixe por causa disso, ok?
ALIMENTOS QUE NÃO DEVEM SER CONSUMIDOS NA GESTAÇÃO:
Ovo cru ou molhos a base de ovo cru: risco de contaminação por salmonella;
Peixes crus e carnes mal passadas: risco de contaminação por listeria;
Leite cru não pasteurizado: risco de contaminação por listeria e brucelose;
Peixes de profundidade: marlim, peixe espada, atum-patudo, tubarão, peixe-relógio: risco de contaminação por mercúrio;
Bebidas alcóolicas: nenhuma dose é considerada segura;
Alimentos com cafeína: até 200mg/dia pode ser consumido.

