Conceitualmente, o casal infértil (não existe esta história de homem ou mulher) é aquele que não consegue conceber uma gestação após 12 meses de tentativa com relações sexuais regulares quando a mulher tem menos de 35 anos. E, após seis meses de tentativas, quando a mulher tem mais de 35 anos. ⠀
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 37% das causas de infertilidade dos casais vêm em decorrência da saúde da mulher e 35% estão associadas à saúde do homem. Vejam como os números são próximos!
O primeiro passo é entender o que está acontecendo. Vocês estão realmente tentando? No período fértil e com boa frequência? O homem também está investigando uma possível causa de infertilidade? Já foi ao médico?
Quando falamos das mulheres, as principais causas de infertilidade hoje transitam entre alterações hormonais e estruturais. Dentre as alterações hormonais, encontramos as causas de anovulação (pacientes que não ovulam), endometriose, distúrbios endocrinológicos (diabetes, alteração de tireóide) e psicológicos. Também existem os fatores estruturais como obstrução das trompas, alterações do formato do útero (útero bicorno e septos). ⠀
Já as causas mais comuns da infertilidade masculina podem incluir problemas de produção de esperma, problemas no transporte de espermatozoides, questões anatômicas e, também, problemas hormonais. Em alguns casos, mais de uma causa pode estar associada.
Não existe fórmula mágica e nem resultados milagrosos quando o assunto é infertilidade. Entretanto, após um longo período de tentativas o conselho é: procure especialistas experientes e investiguem juntos, afinal, a abordagem deve sempre levar em conta o casal; que inclui anamnese detalhada, exames físicos, laboratoriais e ginecológico minuciosos.

